Google muda algoritmo de busca e prioriza notícias originais
SÃO PAULO, 13 SET (ANSA) - O Google anunciou nesta quinta-feira (12) alterações no algoritmo de pesquisas na internet, o que destacará em seu mecanismo os trabalhos jornalísticos originais, ou seja, priorizará os veículos que publicaram a notícia primeiro - o furo, no jargão jornalístico. A mudança foi anunciada pelo vice-presidente de notícias do Google, Richard Gingras, em uma publicação no blog oficial da empresa, e tem como objetivo apoiar o trabalho das organizações jornalísticas. De acordo com a nota, a novidade está disponível apenas em inglês, mas deve abranger outros idiomas, como o português.
Basicamente, a notícia original ficará no topo das buscas por mais tempo, em vez de serem rebaixados por coberturas mais recentes sobre a mesma história.
"A reportagem que está na origem de uma informação nem sempre fica em destaque durante muito tempo. Muitos artigos, pesquisas, entrevistas exclusivas e outros trabalhos podem ser notáveis a ponto de serem retomados por outras publicações", explicou Gingras.
Segundo ele, a ideia é privilegiar um trabalho que "consome tempo, esforço e recurso das empresas de jornalismo". Desta forma, matérias que originaram outras reportagens serão destacadas.
Além disso, os veículos de imprensa mais prestigiados, que já até venceram prêmios importantes de jornalismo, como o Pulitzer, também terão maior espaço. "Artigos assim podem permanecer em posições mais visíveis por mais tempo. Essa valorização permite que usuários confiram o conteúdo original e depois possam acompanhar artigos mais recentes na sequência", afirmou o executivo. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
Basicamente, a notícia original ficará no topo das buscas por mais tempo, em vez de serem rebaixados por coberturas mais recentes sobre a mesma história.
"A reportagem que está na origem de uma informação nem sempre fica em destaque durante muito tempo. Muitos artigos, pesquisas, entrevistas exclusivas e outros trabalhos podem ser notáveis a ponto de serem retomados por outras publicações", explicou Gingras.
Segundo ele, a ideia é privilegiar um trabalho que "consome tempo, esforço e recurso das empresas de jornalismo". Desta forma, matérias que originaram outras reportagens serão destacadas.
Além disso, os veículos de imprensa mais prestigiados, que já até venceram prêmios importantes de jornalismo, como o Pulitzer, também terão maior espaço. "Artigos assim podem permanecer em posições mais visíveis por mais tempo. Essa valorização permite que usuários confiram o conteúdo original e depois possam acompanhar artigos mais recentes na sequência", afirmou o executivo. (ANSA)
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