Topo

Irã ameaça destruir qualquer país que atacar seu território

21/09/2019 11h12

TEERÃ, 21 SET (ANSA) - O chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Hossein Salami, afirmou neste sábado (21) que seu país está pronto para destruir qualquer nação que lançar um ataque ao seu território. "Nunca permitiremos que a guerra alcance nosso território. Não pararemos até a destruição do agressor e não deixaremos nenhum lugar seguro", garantiu Salami ao inaugurar uma exposição de destroços de drones americanos abatidos pelo Irã.   

A declaração foi dada um dia depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou o envio de mais militares para apoiar a Arábia Saudita, rival do Irã, em meio ao aumento da tensão no Oriente Médio. Segundo o chefe do Pentágono, Mark Esper, a medida, no entanto, foi aprovada pelo republicano após um pedido de apoio de Riad.   

Além disso, o governo não tem pretende atacar o Irã. "A implantação será de natureza defensiva e envolverá principalmente sistemas de defesa aérea e mísseis", explicou Esper.   

Os Estados Unidos e a Arábia Saudita culparam o Irã pelos recentes ataques a duas instalações petrolíferas sauditas. O governo iraniano, por sua vez, nega todas as acusações, mas os rebeldes houthis - aliados do Irã que lutam na Guerra do Iêmen contra uma coalizão liderada pela Arábia Saudita - reivindicaram a autoria do ataque. As tensões entre os EUA e o Irã aumentaram desde que Trump abandonou um acordo de 2015 que limita as atividades nucleares e restabeleceu as sanções. Ontem (20), o republicano anunciou novas punições contra o Banco Central do país asiático. "Nossa resposta não será limitada. Temos a capacidade de responder e estamos preparados diante de qualquer cenário", afirmou o general. Segundo Salami, o Irã tem grande capacidade de derrubar drones diante de qualquer cenário. "Derrubaremos cada drone que viole o nosso espaço aéreo", ameaçou. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.