Topo

Greta Thunberg denuncia Brasil e mais 4 países na ONU

23/09/2019 13h22

NOVA YORK, 23 SET (ANSA) - Um grupo de 16 jovens ativistas, incluindo a sueca Greta Thunberg, apresentou nesta segunda-feira (23) uma denúncia contra o Brasil e mais quatro potências - Alemanha, Argentina, França e Turquia - ao Comitê das Nações Unidas (ONU) para os Direitos das Crianças.   

Os signatários sustentam que a incapacidade desses Estados de enfrentar a crise climática constitui uma "violação dos direitos" dos menores de idade. Além disso, exortam o comitê a ordenar que os cinco países atuem para proteger as crianças dos efeitos "devastadores" das mudanças no clima.   

A denúncia é assinada por jovens entre oito e 17 anos provenientes de 12 países, incluindo Thunberg, sueca que lidera a greve global de estudantes em prol do meio ambiente. "Faço isso porque os líderes do mundo estão fracassando em proteger os direitos dos menores, continuando a ignorar a crise climática", disse Thunberg. A sueca é uma das estrelas da cúpula da ONU sobre o clima, que acontece em Nova York.   

O evento antecede a abertura da sessão de debates da Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorre nesta terça (24), com a presença do presidente Jair Bolsonaro. O governo brasileiro é alvo de pressões internacionais por causa das queimadas na Amazônia e deve usar o palco da ONU para se defender das acusações de negligência na proteção da floresta. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.