Topo

João Doria e Enel anunciam 1º bairro digital de São Paulo

10/10/2019 18h21

SÃO PAULO, 10 OUT (ANSA) - O governador de São Paulo, João Doria, e a Enel Distribuição São Paulo anunciaram o lançamento do "Urban Futurability", projeto de transformação digital da rede elétrica do bairro Vila Olímpia, na capital, por meio de novas tecnologias e inteligência artificial.   


A iniciativa foi apresentada nesta quarta-feira (9), no Palácio dos Bandeirantes, durante cerimônia que contou com a presença do presidente global da Enel, Francesco Starace.   


Ao todo, serão investidos aproximadamente R$125 milhões no projeto nos próximos três anos, com recursos do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).   


A expectativa é de que o projeto instale 4,9 mil sensores para coletar dados da rede de forma remota em tempo real. As informações serão utilizadas para auxiliar a distribuidora na operação, além de contribuir para encontrar defeitos na rede, o que reduzirá o número de clientes impactados. Em vídeo na conta oficial de Doria, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, explicou que este "é o maior projeto de tecnologia implantado no Brasil e permitirá inteligência na rede para que não haja deslocamento das equipes para atendimento de eventuais problemas e de interrupções da energia. Tudo isso será feito de forma remota".   


Segundo Nicola Cotugno, country manager da Enel no Brasil, "a infraestrutura elétrica da Vila Olímpia vai se tornar uma plataforma digital, inteligente e sustentável que possibilitará novas aplicações e o uso eficiente da energia".   


"Com digitalização e inteligência artificial, vamos deixar a rede preparada para conectar veículos elétricos e a geração distribuída, contribuindo com o crescimento sustentável da cidade", contou Cotugno.   


Conforme informado por Rosario Zaccaria, responsável pela área de Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição São Paulo, um mapa digital será responsável por permitir o compartilhamento de informações sobre os equipamentos de telecomunicações, de iluminação pública, semáforos e diversos outros.   


Em um segundo momento, o projeto ainda prevê a incorporação de soluções de mobilidade elétrica, mobiliário urbano conectado e iluminação inteligente.   


"Estamos muito felizes com este momento, que podemos reconfirmar a grande emoção e empenho que temos em continuar a melhorar todos os serviços e tecnologia nesta grande cidade que é São Paulo e para todo o estado", afirmou Starace, em vídeo publicado no Twitter do governador. Atualmente, a região tem 15,53 Km de cabos subterrâneos. Com a iniciativa, a Enel enterrará outros 4,86km em um total de 26 ruas. Desta forma, após as empresas de telecomunicação realizarem o mesmo procedimento com sua fiação, cerca de 150 postes já poderão ser retirados. "A Enel vai investir na criação do primeiro bairro digital de São Paulo, a Vila Olímpia, que em breve não terá mais postes e fios, e será referência para a expansão e transformação digital do nosso Estado", ressaltou Doria. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.