Topo

Salvini e Renzi fazem debate na TV nesta terça

15/10/2019 08h44

SÃO PAULO, 15 OUT (ANSA) - Os dois "Matteos" que protagonizaram a política italiana nos últimos anos fazem nesta terça-feira (15) um aguardado debate na televisão.   

O confronto acontecerá no programa "Porta a Porta", um dos principais talk shows políticos da Itália, e reunirá o ex-ministro do Interior e ex-vice-premier Matteo Salvini, da Liga, de extrema direita, e o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, fundador do partido de centro Itália Viva.   

A transmissão vai ao ar às 22h50 (horário local), após a partida entre Liechtenstein e Itália pelas Eliminatórias da Eurocopa, e terá 75 minutos de duração. Opostos em quase todos os temas, Salvini, 46 anos, e Renzi, 44, se evitaram sistematicamente quando estavam no poder, mas agora decidiram se enfrentar para reconquistá-lo.   

O debate acontece quatro dias antes de uma grande manifestação convocada pelo ex-ministro do Interior contra o governo, em Roma, e a três dias do início da Leopolda, o congresso político anual realizado pelo ex-premier em Florença.   

Renzi governou a Itália entre fevereiro de 2014 e dezembro de 2016 e pertencia ao Partido Democrático (PD), principal sigla de esquerda no país, mas se desfiliou no mês passado para fundar uma nova legenda de centro, batizada como Itália Viva.   

Com uma trajetória de ascensão e queda meteóricas, ele se viu ofuscado por Salvini a partir de 2018, quando o líder da Liga assumiu o Ministério do Interior e ganhou popularidade com sua cruzada contra migrantes. O crescimento nas pesquisas fez Salvini tentar derrubar o governo de Giuseppe Conte em agosto passado, mas o populista Movimento 5 Estrelas (M5S), maior partido no Parlamento, evitou novas eleições ao fechar uma aliança inesperada com o PD.   

A coalizão foi patrocinada por Renzi, que, apesar de ter trocado de partido, se manteve na base aliada de Conte e hoje garante a sobrevivência do primeiro-ministro. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.