Topo

Trump recebe presidente da Itália e promete rever taxas

16/10/2019 14h35

WASHINGTON, 16 OUT (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta quarta-feira (16), na Casa Branca, seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, e afirmou que seu governo irá reavaliar "atentamente" as queixas da Itália sobre a aplicação da sobretaxa alfandegária de 10% contra aviões comerciais da Airbus e de 25% contra diversos produtos alimentares da União Europeia (UE) imposta pelo magnata.   

"A Itália tem um problema em como os US$7,5 bilhões em impostos foram divididos, [porque] acredita que teve um papel menor em comparação com outros países, como França ou Alemanha", afirmou o republicano. As novas tarifas anunciadas pelo governo americano entram em vigor na próxima sexta-feira (18) e são uma represália aos benefícios concedidos pela UE à Airbus, considerados ilegais pela própria Organização Mundial do Comércio (OMC). A medida foi determinada depois que o órgão autorizou os Estados Unidos a imporem sobretaxas contra U$7,5 bilhões em importações de bens europeus. Segundo Mattarella, "Trump falou muito educadamente sobre a questão dos deveres consequentes do financiamento europeu à Airbus". "Espero que seja possível, como acredito, encontrar um método de confronto colaborativo que evite uma troca de medidas retaliatórias entre as duas partes". O político italiano ressaltou a importância de encontrar soluções, levando em consideração as necessidades recíprocas e as razões. "A alternativa é impor deveres que trariam reações e, em seguida, encontrar em alguns meses às disposições da OMC sobre empréstimos à Boeing", acrescentou. Para Mattarella, as tensões comerciais não são benéficas para ninguém e a imposição recíproca de impostos é prejudicial para todas as economias. Trump, por sua vez, disse que não quer ser "duro com a Itália" e discutirá o assunto".   

No diálogo, os dois líderes também reforçaram a "grande amizade" e a "plena cooperação" que há entre Itália e EUA.   

De acordo com um funcionário de alto escalão do governo americano, Trump "está muito satisfeito com a decisão do governo italiano de fortalecer sua segurança cibernética, incluindo a proposta do decreto do mês passado que permitirá a Roma excluir fornecedores e equipamentos de suas redes 5G não confiáveis".   

Mattarella foi recebido nesta manhã na Casa Branca pela guarda de honra militar. Bandeiras americana e italiana decoraram a entrada da recepção diplomática. Após os cumprimentos, ele e Trump posaram para fotos. O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, também fez parte da delegação presente em Washington. "É uma grande honra receber um homem tão respeitado como você.   

É um prazer tê-lo na Casa Branca", disse o magnata ao dar boas vindas ao italiano. "As relações com a Itália são excelentes. Nunca foram tão boas", acrescentou Trump.   

O líder americano ainda contou que o governo italiano acabou de comprar 90 novos caças supersônicos F-35, de fabricação norte-americana, conforme previa o programa de defesa do país europeu. Crise na Líbia - Após o encontro, os dois líderes participaram de uma coletiva de imprensa, na qual o chefe de Estado norte-americano avaliou o caos na Líbia e disse que o país trouxe uma crise migratória que está pressionando injustamente a Itália.   

Segundo o magnata, assim como os Estados Unidos, o governo italiano não quer abrir as fronteiras, por isso ele espera que a União Europeia (UE) "lide mais com esse problema". A Líbia é palco de conflitos e os migrantes vivem em centros de detenção e campos de acolhimento. A Itália, por sua vez, tenta mediar a crise e a resolução do conflito é uma das prioridades de sua política externa, já que o país africano se tornou um dos principais pontos de partida para viagens de migrantes no Mediterrâneo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.