Topo

Turquia aceita 'cessar-fogo' na Síria, anuncia vice de Trump

17/10/2019 15h04

NOVA YORK, 17 OUT (ANSA) - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, anunciou nesta quinta-feira (17) que chegou a um acordo com o mandatário da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, para cessar a ofensiva contra a minoria curda no nordeste da Síria.   

Durante coletiva de imprensa, o vice de Donald Trump explicou que a medida, com duração de 120 horas, prevê a evacuação dos combatentes curdos da "zona de segurança", na fronteira entre os dois países, disputada por Ancara. Segundo Pence, a Turquia suspenderá suas ações militares na região para permitir que a milícia curda, o YPG, retire suas forças de uma área de 32 quilômetros. Ao todo, o grupo terá cinco dias para evacuar o local. O acordo foi firmado entre Erdogan e Pence, em uma reunião em Ancara, que também contou com a presença do secretário de Estado americano, Mike Pompeo.   

O vice-presidente americano ainda ressaltou que as tropas turcas retomarão a operação quando os curdos deixarem a região. Além disso, os dois países chegaram a um acordo de que ambos têm como objetivo derrotar o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) Minutos antes do anúncio, Trump agradeceu Erdogan em uma publicação no Twitter e disse que, com a medida, "milhões de vida serão salvas".   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.