Topo

Incêndio atinge edifício histórico de Turim, na Itália

Telhado se desfaz com incêndio no prédio do Cavallerizza Reale, em Turim, Itália - Vigili del Fuoco/Reuters
Telhado se desfaz com incêndio no prédio do Cavallerizza Reale, em Turim, Itália Imagem: Vigili del Fuoco/Reuters

Em Turim (Itália)

21/10/2019 12h07

Um incêndio atingiu nesta segunda-feira o Cavallerizza Reale, um complexo arquitetônico histórico localizado no centro de Turim, na Itália, e declarado Patrimônio Mundial da Unesco. O fogo começou pouco antes das 8h locais (3h no horário de Brasília) e rapidamente cobriu o telhado do edifício. Diversos homens do Corpo de Bombeiros participaram da operação. Até o momento, não há relatos de feridos no incêndio.

As causas do incêndio no Cavallerizza Reale ainda são desconhecidas. De acordo com as autoridades, as chamas envolveram os antigos estábulos do local, chamados "Le Pagliere", onde atualmente existem armazéns. Além disso, a área era utilizada por membros de centros sociais.

"O incêndio poderia ter causado muito mais danos. Temos que agradecer o comprometimento dos bombeiros se o Auditorium Rai e o Archivio não foram afetados pelas chamas. O impacto foi reduzido e o fogo foi domado. Dói ver um prédio histórico em chamas, agora é muito cedo para fazer outras avaliações. Haverá investigações sobre as causas. Está claro que o Cavallerizza não pode ficar assim", disse a prefeita de Turim, Chiara Appendino.

O complexo estava abandonado e alguns de seus espaços foram ocupados. De acordo com Appendino, a cidade vinha realizando um estudo para revitalizar o local e aproveitar melhor a área.

O chefe de segurança da Defesa Civil de Turim, Claudio Palomba, declarou que a área afetada pelo incêndio foi "apreendida" e celebrou a rápida ação dos bombeiros para conterem o fogo.

O Cavallerizza Reale foi projetado em 1740 pelo arquiteto Benedetto Alfieri (1699-1767) e era utilizado principalmente para exercícios equestres. O complexo foi afetado por um outro incêndio em 2014 e chegou até a ser bombardeado em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. O local foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1997.