Topo

Imperador Naruhito é entronizado no Japão

22/10/2019 11h32

ROMA, 22 OUT (ANSA) - O imperador Naruhito proclamou nesta terça-feira (22) sua entronização no Palácio Imperial de Tóquio, no Japão. A suntuosa cerimônia contou com a presença de mais de dois mil convidados, entre eles o presidente Jair Bolsonaro.   

Aos 59 anos de idade, Naruhito se tornou o 126º imperador do Japão no dia 1º de maio, um dia após seu pai, Akihito, de 85 anos, ter deixado o trono. A abdicação foi um episódio inédito em mais de dois séculos da monarquia do país.   

"Depois de ter herdado anteriormente o trono com base na Constituição e na lei da Casa Imperial, ao país e ao mundo proclamo minha entronização. Prometo aqui que sempre rezarei pela felicidade do povo japonês e pela paz mundial", disse Naruhito durante a cerimônia, que durou cerca de 30 minutos.   

O novo soberano japonês ainda afirmou que permanecerá "ao lado da população para cumprir obrigações de símbolo da nação e da unidade do povo do Japão".   

A cerimônia teve a presença de autoridades de 180 países. Além de Bolsonaro, também estiveram no palácio o rei Filipe VI, da Espanha, e o príncipe Charles, da Inglaterra. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou a secretária dos Transportes, Elaine Chao.   

Desde que ascendeu ao trono, Naruhito deu início a Era "Reiwa" ("bela harmonia") e concluiu a Era "Heisei" ("realização da paz").(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.