Topo

Governo da Bolívia apresenta projeto para convocar eleições

21/11/2019 14h01

LA PAZ, 21 NOV (ANSA) - A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, apresentou nesta quarta-feira (20) um projeto de lei para convocar eleições gerais no país.   

Em coletiva de imprensa, a mandatária conservadora disse esperar que a iniciativa sirva de base para "construir um consenso nacional que garanta a pacificação da Bolívia".   

Segunda vice-presidente do Senado, Áñez se autoproclamou chefe de Estado após a renúncia de Evo Morales e de todos que estavam na linha sucessória. A Constituição da Bolívia determina que, nessa situação, novas eleições sejam convocadas em até 90 dias.   

O projeto do governo interino também declara a nulidade da eleição de 20 de outubro, a qual havia terminado com a vitória de Evo em primeiro turno e com denúncias de fraude, e reformula o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).   

Se não houver consenso no Parlamento, Áñez ameaça convocar eleições por decreto, hipótese criticada por Evo, que está asilado no México. Em coletiva de imprensa, o ex-presidente disse estar de acordo com novas eleições, mas afirmou que a convocação às urnas por decreto seria um "ato inconstitucional".   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.