Topo

Governador do Ceará recebe embaixador da Itália

04/12/2019 14h32

SÃO PAULO, 04 DEZ (ANSA) - O governador do Ceará, Camilo Santana, recebeu nesta terça-feira (3), em Fortaleza, o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini.   

A visita se deu por ocasião da inauguração da nova sede do consulado honorário do país europeu na capital cearense, parte de um programa de renovação das representações italianas no Brasil.   

Desde o início de 2018, a Itália já inaugurou novas sedes de seus consulados em Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) e anunciou a abertura de uma agência consular em Vitória (ES).   

Em entrevista à ANSA, Bernardini contou ter conversado com o governador sobre a presença italiana no estado e as perspectivas de novos investimentos. "Além do objetivo de atender à coletividade italiana, outro interesse é ampliar nossas atividades econômicas e culturais", disse o embaixador.   

O diplomata citou as presenças "significativas" da operadora de telefonia TIM e da empresa de energia Enel, duas das maiores empresas da Itália, no Ceará. "Estamos de acordo em promover maiores relações econômicas com o Ceará", acrescentou.   

Segundo Bernardini, o estado também conta com uma grande presença italiana nos setores imobiliário e de turismo. O embaixador mencionou os planos de apoiar a formação de operadores da indústria turística, com foco na área de gastronomia, e de colher as oportunidades criadas pelos projetos de infraestrutura e de promoção de investimentos estrangeiros no Ceará.   

Recentemente, o próprio Camilo Santana esteve na Itália em uma comitiva de governadores do Nordeste para atrair investimentos.   

Próximos encontros - A Embaixada da Itália tem promovido uma intensa agenda de encontros com autoridades brasileiras ao longo de 2019, e o próximo compromisso deve ser a visita da vice-ministra das Relações Exteriores Marina Sereni a Brasília, na semana que vem. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.