Topo

Filme do papa Francisco estreia em dezembro na Itália

11/12/2019 14h41

ROMA, 11 DEZ (ANSA) - O filme "O nosso Papa", dirigido por Marco Spagnoli e Tiziana Lupi, chegará aos cinemas italianos no dia 17 de dezembro, coincidindo com o aniversário de Jorge Mario Bergoglio. O longa, que é uma coprodução entre Itália e Argentina, é inspirado no livro homônimo de Lupi e mostrará toda a vida de Francisco, desde a infância até assumir o trono católico. "É a história das origens do papa: uma espécie de prequel ideal para o que sabemos ou acreditamos que sabemos sobre ele", disseram os diretores do filme.   


"O nosso Papa" mistura imagens históricas, entrevistas, memórias públicas e privadas de Francisco. Diversos materiais usados para o filme foram retirados de arquivos do Instituto Luce, do Vaticano e da Fundação Ansaldo. Além disso, o longa também possui ficção, sendo o Papa interpretado pelo ator Igor Garcia.   


Tudo começa em Gênova, onde milhões de italianos embarcaram para a Argentina. A história é contada por Massimo Minella, um historiador especialista em migração da Itália para a Argentina entre os séculos 19 e 20.   


O filme traça a história da família Bergoglio e a sua imigração para a Argentina, um processo no qual eles escaparam de um terrível naufrágio, o do transatlântico italiano Principessa Mafalda, em 25 de outubro de 1927.   


"Nosso filme parece uma fábula, mas é precisamente o que aconteceu com a família de Francisco e o próprio Papa, um homem que merece respeito e atenção pelo compromisso e dedicação, mas também uma admiração sem limites por sua simplicidade e determinação para mudar o estado das coisas. Para os pobres, é claro, mas também para os humildes, ofendidos, pequenos, fracos, homens e mulheres que não possuem proteção de nada ou de ninguém", escreveram Spagnoli e Lupi.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.