Topo

Esse conteúdo é antigo

Coreia do Norte faz 'teste crucial' em base de lançamento

24.abr.2019 - O líder norte-coreano Kim Jong Un desembarcando de seu trem blindado privado em uma estação na cidade fronteiriça russa de Khasan - Alexander Safronov/Press Service of Administration of Primorsky Krai/AFP
24.abr.2019 - O líder norte-coreano Kim Jong Un desembarcando de seu trem blindado privado em uma estação na cidade fronteiriça russa de Khasan Imagem: Alexander Safronov/Press Service of Administration of Primorsky Krai/AFP

14/12/2019 10h46

PEQUIM, 14 DEZ (ANSA) - A Coreia do Norte fez na sexta-feira (13) um "teste crucial" em uma base de lançamento de foguetes de longo alcance, anunciou a agência oficial KCNA.

Segundo o veículo, o exercício aconteceu em Sohae, no noroeste do país, perto da fronteira com a China, e servirá para reforçar a "confiabilidade" de sua capacidade de "dissuasão nuclear estratégica". O teste foi realizado entre 22h41 e 22h48 de 13 de dezembro, e a notícia chega enquanto Pyongyang tenta pressionar os Estados Unidos por uma reviravolta nas negociações sobre a desnuclearização da península.

O líder Kim Jong-un havia dado como prazo final o fim deste ano, após o qual ele poderia encerrar a moratória da Coreia do Norte em testes nucleares. A Academia de Defesa do país não deu maiores detalhes sobre o exercício, mas a suspeita é de que tenham sido testadas tecnologias para mísseis balísticos intercontinentais.

As negociações entre Kim e Donald Trump estão travadas desde a fracassada cúpula de fevereiro passado, no Vietnã, quando o norte-coreano exigiu o fim das sanções internacionais para desmantelar seu principal complexo nuclear.

Os dois líderes chegaram a se encontrar novamente em junho, na zona desmilitarizada de Panmunjom, mas as tratativas não avançaram. (ANSA)