Topo

Roma receberá em março maior exposição sobre Raffaello

24/12/2019 12h59

ROMA, 24 DEZ (ANSA) - Em homenagem aos 500 anos da morte do artista italiano Raffaello Sanzio, a Scuderie del Quirinale, em Roma, receberá entre os dias 5 de março e 2 de junho uma exposição com mais de 200 obras do pintor.   


A exposição, intitulada de "Raffaello", será uma das principais celebrações dos 500 anos da morte do artista italiano já aprovadas pelo comitê instituído pelo ministro dos Bens Culturais da Itália, Dario Franceschini, e presidido por Antonio Paolucci, diretor dos Museus Vaticanos.   


O evento contará com mais de 100 pinturas e desenhos do famoso artista italiano. Algumas das obras-primas que vão compor a mostra foram emprestadas pelas Gallerie degli Uffizi, em Florença, que contribuiu com cerca de 50 peças.   


Outros museus, como a Pinacoteca de Bolonha, Museu Arqueológico de Nápoles, Fundação dos Museus de Brescia, Museus Vaticanos, Louvre, Galeria Nacional de Londres e a Galeria de Arte de Washington, também colaboraram.   


A exposição será inaugurada no dia 3 de março, que contará com a presença de diversos representates oficiais. A partir de 5 de março, a mostra vai ser aberta ao público.   


"É uma grande exposição europeua que reúne obras que nunca foram reunidas. É o caminho certo para celebrar a grandeza e a fama de um artista universal 500 anos após sua morte", disse Franceschini.   


"As Gallerie degli Uffizi, onde o maior número de pinturas e desenhos de Raffaello se concentra no mundo, participam com entusiasmo da organização deste aniversário para oferecer uma nova e aprofundada visão de Raffaello", finalizou Erike Schmidt, diretor dos Uffizi.   


Raffaello nasceu em 1483 em Urbino, na Itália, mas faleceu em 1520 na cidade de Roma, aos 37 anos. Ao lado de Michelangelo e Leonardo Da Vinci, ele foi um dos principais artistas do Renascentismo.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.