Topo

Rainha diz que ainda avaliará renúncia de Harry e Meghan

08/01/2020 19h58

LONDRES, 8 JAN (ANSA) - Após o anúncio do príncipe Harry e Meghan Markle sobre a renúncia dos privilégios da família real britânica, o Palácio de Buckingham divulgou um comunicado nesta quarta-feira (8) no qual fala em "discussões iniciais". "As discussões com o Duque e a Duquesa de Sussex estão no início. Nós entendemos o desejo deles de ter um posicionamento diferente, mas esses assuntos são complicados e tomarão tempo para serem resolvidos", diz a nota assinada pela vice-secretária de comunicação da rainha Elizabeth II.   

Mais cedo, Harry e Meghan informaram que deixarão a condição de "membros sêniores" para ter maior "autonomia financeira" em suas atividades públicas e de caridade.   

A decisão, segundo a nota, foi tomada "após muitos meses de reflexão e discussões internas". O casal optou por "fazer uma transição este ano, começando a desempenhar um novo papel progressivo dentro desta instituição". Além disso, Harry e Meghan informaram que planejam equilibrar o tempo entre o Reino Unido e a América do Norte, continuando a honrar o dever de ambos para com a Rainha, a Commonwealth.   

"Esse equilíbrio geográfico nos permitirá criar nosso filho com uma apreciação pela tradição real em que ele nasceu, além de proporcionar à nossa família o espaço para se concentrar no próximo capítulo, incluindo o lançamento de nossa nova entidade beneficente", acrescenta o texto publicado no Instagram. "Esperamos ansiosamente compartilhar todos os detalhes deste emocionante próximo passo no devido tempo, enquanto continuamos a colaborar com Sua Majestade, a Rainha, o Príncipe de Gales, o Duque de Cambridge e todas as partes relevantes. Até lá, aceite nossos mais profundos agradecimentos por seu apoio contínuo", finaliza. Harry é o sexto na linha de sucessão ao trono, atrás de seu pai, o príncipe Charles, seu irmão, William, e dos sobrinhos, George, Charlotte e Louis. O filho da princesa Diana e Meghan estão casados desde maio de 2018 e têm um filho, Archie Harrison, que nasceu em maio de 2019. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.