Topo

Número de mortos em terremoto na Turquia sobe para 22

25/01/2020 11h14

ELAZIG, 25 JAN (ANSA) - O número de mortos do forte terremoto que atigiu nesta sexta-feira (24) a província de Elazig, no leste da Turquia, saltou para mais de 20, segundo balanço das autoridades do país.   

Em uma entrevista coletiva realizada neste sábado (25), o ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, informou que 18 pessoas foram encontradas mortas em Elazig, já outras quatro em Malatya.   

Ainda segundo Soylu, as equipes de emergência retiraram cerca de 39 pessoas dos escombros de um prédio. Entretanto, o político acrescentou que outras 22 seguem presas.   

Já de acordo com o ministro da Saúde do país, Fahrettin Koca, cerca de 1.030 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas em decorrência do terremoto. No entanto, esse número poderá aumentar nas próximas horas.   

Relatórios preliminares sobre o terremoto indicam que o tremor durou pelo menos 40 segundos. O ministro do Meio Ambiente e Urbanização da Turquia, Murat Kurum, acrescentou que cinco prédios entraram em colapso em Elazig, além de ter causado sérios danos em outras estruturas da região.   

Segundo o observatório sismológico de Kandilli em Instambul, o epicentro do sismo foi registrado a 10 km de profundidade e teve magnitude 6,8.   

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor também foi sentido na Síria, na Geórgia, na Armênia, no Líbano e no Iraque.   

De acordo com a agência "Tass", o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou um telegrama ao seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, expressando suas mais profundas condolências pelas mortes e danos causados pelo terremoto.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.