Topo

Papa recebe presidente da Argentina no Vaticano

31/01/2020 11h01

CIDADE DO VATICANO, 31 JAN (ANSA) - O papa Francisco teve nesta sexta-feira (31) uma reunião de 44 minutos com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que estava acompanhado da primeira-dama Fabiola Yañez e de membros do governo.   

Em um clima amigável, o mandatário disse estar "muito feliz" por se encontrar com o Pontífice argentino e deu a ele um telar artesanal feito por uma fundação que ajuda deficientes físicos, um livro sobre os melhores cafés de Buenos Aires e uma estatueta do escravo conhecido como "negro Manuel", que, segundo a tradição, encontrou a imagem da Nossa Senhora de Luján, muito venerada na Argentina.   

Já Francisco entregou a Fernández uma escultura em metal e pediu que o presidente e a primeira-dama sejam "mensageiros da paz".   

Além disso, deu ao mandatário cópias de suas exortações apostólicas e de sua encíclica ambiental, a "Louvado seja".   

Fernández é o terceiro presidente da Argentina desde que Jorge Bergoglio assumiu o trono de Pedro, após Cristina Kirchner e Mauricio Macri. O Papa, por sua vez, já visitou sete dos 12 países da América do Sul desde 2013, mas ainda não voltou à sua nação de origem.   

O motivo de o Pontífice não viajar à Argentina seria o temor de que uma eventual visita ganhe contornos políticos.   

Missa - Antes do encontro com o Papa, Fernández participou de uma missa na Tumba de São Pedro, durante a qual o arcebispo argentino Marcelo Sánchez Sorondo pediu "sucesso" ao novo presidente.   

Na homilia, Sorondo mencionou Francisco como alguém "bastante fiel e próximo" a Juan Domingo Perón, mandatário da Argentina nos períodos 1946-1955 e 1973-1974 e fundador do peronismo, movimento ao qual pertence Fernández.   

"Acredito que Deus está nos mostrando um caminho importante e que quer levantar o país, que quer a Argentina de pé de uma vez por todas, seguindo a verdade, o bem e a justiça", declarou.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.