Topo

Veneza cria projeto para salvar praça San Marco de maré alta

11/02/2020 16h15

VENEZA, 11 FEV (ANSA) - O Consórcio Venezia Nuova apresentou nesta terça-feira (11) um plano para proteger a famosa praça San Marco, uma das principais áreas da parte mais baixa de Veneza, da "acqua alta", fenômeno de maré alta bastante comum na cidade.   

O projeto, confiado à empresa Kostruttiva, tem como objetivo encontrar possíveis intervenções, além do sistema "Mose", para preservar especificamente a área atingida e mantê-la seca contra marés de até 110 centímetros. A ideia é avaliada em 30 milhões de euros e prevê elevar a margem da sobreposição das barreiras no píer de San Marco, um sistema de bombas para descarregar a água da chuva e uma comporta removível colocada no canto mais exposto da praça. O plano agora precisa ser examinado pelos órgãos competentes.   

"Nós estamos prontos para começar com a etapa posterior do planejamento executivo. O custo da intervenção será de cerca de 30 milhões de euros, com prazos vinculados às etapas necessárias. Desde a aprovação e o subsequente início das obras, em alguns anos será possível começar com o exercício provisório para evitar inundações na praça", explicou Devis Rizzo, representante da Kostruttiva. O canteiro de obras terá duas bases, uma ao lado do campanário da Basílica de San Marco e a outra em frente ao píer, e será organizado de forma a limitar os inconvenientes. As intervenções ainda serão divididas em uma série de trabalhos específicos, como a substituição do atual píer de quebra-mar, a colocação de pequenas comportas removíveis de 40 centímetros de altura, em aço e madeira, ao longo da margem mais exposta de San Marco, além da calibração dos pisos, limpeza, restauração e impermeabilização parcial dos túneis. Segundo os responsáveis pelo projeto, poucos tubos novos serão construídos e está previsto um sistema de elevação para o gerenciamento da água da chuva, com sete bombas capazes de descarregar 700 litros por segundo. O fenômeno acqua alta é recorrente na cidade italiana e acontece geralmente na primavera, por conta da maré alta do mar que acaba atingindo a região. Em paralelo, Veneza também testa o sistema Mose, rede de comportas que mira combater as inundações no centro histórico da cidade. Até o momento, 93% das obras estão completas, informou a administradora inter-regional de obras públicas do Vêneto, Cinzia Zincone, durante evento na Câmara da Comissão do Meio Ambiente. "A construção está prevista para 2021. A obra deveria ser concluída, pelo menos em suas partes essenciais, e com instalações temporárias já em dezembro de 2018. Essa data intermediária mudou. Neste período, estamos tentando compensar o atraso", acrescentou Zincone. Em obras desde 2003, o projeto Mose está previsto para ser concluído em dezembro do ano que vem, ao custo de 5,5 bilhões de euros, e é constituído de barreiras instaladas em três acessos da Lagoa de Veneza ao Mar Adriático. As comportas são capazes de resistir a inundações de até três metros. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.