Topo

Tempestade deixa mortos e causa transtornos no Reino Unido

17/02/2020 10h01

LONDRES, 17 FEV (ANSA) - O Reino Unido foi atingido neste final de semana pela tempestade Dennis, que levou fortes ventos e chuvas intensas para o país. Além de diversos transtornos, como o cancelamento de voos e enchentes, o fenômeno deixou ao menos três mortos.   

De acordo com a polícia de Dyfed-Powys, a última vítima foi um homem de 60 anos de idade, que foi visto entrando no rio Tawe, na cidade de Ystradgynlais, na região sul de Gales. Ele foi resgatado ao longo do rio, mas os paramédicos não conseguiram o salvar.   

Os outros mortos foram encontrados no mar nos arredores da cidade de Kent, na Inglaterra. As autoridades confirmaram que os dois homens morreram em decorrência da passagem da tempestade Dennis.   

Uma mulher também está desaparecida no condado inglês de Worcestershire, que também foi seriamente afetado pelo fenômeno.   

Por conta da intensidade das chuvas e dos ventos, que chegaram a atingir velocidade superior a 140 km/h, o governo britânico declarou alerta vermelho para inundações, o mais elevado e considerado extremamente perigoso pelas autoridades. Essa é a primeira vez desde dezembro de 2015 que o Reino Unido emite o aviso.   

Segundo informações do Escritório de Meteorologia britânico, caíram 157,6 milímetros de água entre sábado (15) e domingo (16) no País de Gales, o equivalente a um mês de chuva na região.   

O mau tempo também ocasionou problemas no sistema de transporte do Reino Unido. A tempestade paralisou diversas linhas de trem do país e obrigou as companhias aéreas a cancelarem centenas de voos.   

No esporte, a tempestade causou o adiamento de partidas da Copa da Inglaterra feminina de futebol e de rugby, bem como de corridas de cavalos.   

Esse é o segundo final de semana seguido que a região da Europa Ocidental é atingida pelo mau tempo. A tempestade Ciara também causou o cancelamento de centenas de voos pelo continente e muitos pontos de alagamento.   

O novo ministro do Meio Ambiente e Agricultura, George Eustice, que hoje (17) visitará as áreas danificadas de Yorkshire, negou que o governo tenha subestimado os efeitos do Dennis.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.