Topo

Bloomberg enfrenta democratas pela 1ªvez em debate em Nevada

19/02/2020 15h10

WASHINGTON, 19 FEV (ANSA) - O bilionário americano e ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg fará nesta quarta-feira (19) sua primeira participação no debate pelas primárias democratas, em Las Vegas, no estado de Nevada. O debate, que será televisionado em rede nacional, promete ser acalorado e uma oportunidade para os eleitores terem uma impressão inédita sobre Bloomberg, que estreará na frente das câmeras com outros cinco pré-candidatos a enfrentar o republicano Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro.   

O bilionário não participou das quatro discussões anteriores e só garantiu sua qualificação depois que o comando do partido eliminou um critério que o deixava fora do debate. Até o mês passado, todos concorrentes tinham que ter uma quantidade mínima de doadores individuais, mas Bloomberg é responsável por financiar sua própria campanha com sua fortuna pessoal, avaliada em US$64 bilhões.   

No entanto, com o crescimento de sua popularidade, já que apareceu na segunda colocação das últimas pesquisas nacionais, atrás apenas de candidato favorito Bernie Sanders, ele se qualificou. Com isso, Bloomberg se juntará a Sanders, Joe Biden, Amy Klobuchar, Pete Buttigieg e Elizabeth Warren após oito debates.   

O bilionário anunciou sua candidatura em novembro e, por isso, decidiu não participar das quatro primeiras primárias nos estados de Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul. O magnata está dedicando quase toda sua campanha à chamada Superterça, quando 16 estados realizam primárias democratas na mesma data. Hoje, a expectativa é de que o ex-prefeito seja alvo de ataques de seus rivais, principalmente depois que Sanders o acusou de "comprar" sua ascensão na disputa eleitoral. Além disso, Buttigieg também fez duras críticas contra Bloomberg por usar "suas reservas infinitas de milhões e milhares de milhões de dólares". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.