Topo

China tira credenciais de jornalistas do Wall Street Journal

19/02/2020 09h35

PEQUIM, 19 FEV (ANSA) - A China retirou nesta quarta-feira (19) as credenciais de imprensa de três jornalistas americanos do "The Wall Street Journal" baseados em Pequim. O governo chinês acusou os profissionais de "racismo" em um artigo que supostamente difamava os esforços do país na luta contra a epidemia do novo coronavírus.   

Os jornalistas são os americanos Josh Chin e Chao Deng e o australiano Philip Wen. Os três devem deixar a China em até cinco dias. "O povo chinês não dá boas-vindas a órgãos de imprensa que usam termos raciais discriminatórios e atacam maliciosamente a China", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang.   

O artigo que gerou descontentamento em Pequim foi assinado por Walter Russell Mead e publicado pelo "Wall Street Journal" em 3 de fevereiro , com o título "A China é o Verdadeiro Homem Doente da Ásia".   

A decisão da China, porém, vem ao mesmo tempo em que os Estados Unidos decidiram mudar a classificação de órgãos de imprensa estatais chineses, que passarão a ser considerados "missões diplomáticas". Com isso, terão de solicitar aprovação do Departamento de Estado e identificar seus funcionários regularmente. A medida recai sobre a agência de notícias Xinhua, a rede de televisão CGTN, a China Radio International, o China Daily e o People's Daily, mas não implica em restrições ao trabalho dos jornalistas. Segundo o Departamento de Estado, a alteração foi feita porque esses órgãos de imprensa estatais "estão efetivamente ao serviço do governo chinês". A mudança, porém, foi criticada por Pequim, que demonstrou seu "forte descontentamento e oposição" ao que chamou de "violações dos Estados Unidos". "A mídia é uma importante ponte e ligação para que as pessoas possam reforçar a comunicação e o conhecimento recíproco", ressaltou o porta-voz Geng Shuang. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.