Topo

Itália tem 7 mortes e mais de 280 infecções por coronavírus

25/02/2020 10h23

ROMA, 24 FEV (ANSA) - As autoridades da Itália confirmaram a sétima morte provocada pelo coronavírus e 283 novos casos de infecções na região norte do país. O novo balanço foi divulgado nesta terça-feira(25) após o governo tomar medidas drásticas para conter a propagação da doença.   

De acordo com o comissário extraordinário para a emergência do coronavírus da Itália, Angelo Borrelli, o número total de contaminados também inclui a quantidade de vítimas, além de um pesquisador que já se recuperou.   

No momento, existem sete regiões afetadas por casos de coronavírus, além da província autônoma de Trento e Bolzano. Ao todo são 212 infectados na Lombardia, incluindo 6 mortes, 38 no Vêneto, onde também morreu uma pessoa, 23 na Emília- Romagna, 3 no Piemonte, 3 no Lazio - um casal chinês que está em quarentena no Instituto Spallanzani e um pesquisador curado, 2 na Toscana, um na Sicília e outro na província de Bolzano. Cerca de 109 pacientes estão hospitalizados porque apresentaram os sintomas da doença, sendo que 29 se encontram em terapia intensiva e 137 em isolamento domiciliar. Todos os óbitos, por sua vez, são de pessoas idosas. A maioria já possuía outros problemas graves de saúde. A região da Lombardia é o principal foco da epidemia do país, inclusive o governo precisou adotar diversas medidas para tentar barrar a propagação do vírus. Hoje, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, explicou que o país está considerando que a origem do contágio do coronavírus na região norte esteja relacionada com "a gestão irregular de um hospital". Durante conversa com jornalistas, o premier fez duras críticas contra as "iniciativas autônomas injustificáveis", ressaltando que um dos focos do surto pode ter ligação com o fato do centro médico não ter respeitado os protocolos determinados. Ao todo, 10 localidades do norte estão dribladas, com suas ruas vazias e estabelecimentos, escolas e espaços culturais fechados. Além disso, um toque de recolher voluntário foi determinado em um decreto do Ministério da Saúde da Itália. O objetivo é fazer a população "evitar frequentar lugares superlotados e de participar de manifestações". Apesar disso, as pessoas que têm se locomovido pelas cidades utilizam máscaras de proteção. "A emergência do coronavírus tem um impacto econômico imediato e terá outro adiado que esperamos, mas medidas de intervenção imediata já estão em fase preliminar para as comunidades afetadas", explicou Conte. O Ministro da Saúde, Roberto Speranza, por sua vez, irá se reunir com a Comissária de Saúde da União Europeia (UE), Stella Kyriakides, e a diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, amanhã(26), às 11h15, na sede do Ministério da Saúde, em Roma, para debater a emergência. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.