Topo

Illycaffè é nomeada uma das empresas mais éticas do mundo

04/03/2020 13h56

SÃO PAULO, 04 MAR (ANSA) - A illycaffè, empresa italiana de café premium, foi reconhecida como uma das companhias mais éticas do mundo pelo oitavo ano seguido.   

A distinção é feita pelo Instituto Ethisphere, que mede padrões éticos no ambiente coorporativo. A illycaffè é uma das seis empresas da categoria "agricultura, comidas e bebidas" que ganharam o certificado em 2020. Neste ano, o Ethisphere reconheceu 132 companhias de 21 países e 51 setores.   

"A defesa da mais alta ética sob uma estrutura rigorosa e sustentável é essencial não apenas para desenvolver nossa empresa e nossa indústria, mas também para fazer o melhor para a sociedade global, a saúde e o bem-estar do planeta nas próximas gerações", diz Andrea Illy, presidente da marca de cafés.   

"Esses princípios são compartilhados pelo Ethisphere, e estamos orgulhosos por sermos reconhecidos entre as empresas mais éticas do mundo em 2020. É mais uma demonstração da consistência do nosso modelo de negócios e da capacidade de nossos gestores de criar um contexto ético dentro da empresa, que é a base para se desenvolver um modelo de negócios sustentável e que gere valor para todas as partes envolvidas", acrescentou o executivo. Já o CEO do Ethisphere, Timothy Erblich, parabenizou a illycaffè e disse que a ética e os valores estão entre os fatores mais importantes levados em conta pelos clientes na relação com as empresas. "Aquelas que mantêm e cumprem suas promessas ano após ano são as que continuarão a crescer em seus setores", salientou.   

Para estender seu compromisso com a comunidade cafeeira global, a illycaffè lançou recentemente o Circolo illy, uma plataforma digital para a cadeia de suprimentos de café, como produtores, exportadores, agrônomos, entre outros.   

A plataforma oferece acesso gratuito a conhecimento e ao diálogo para estimular práticas de crescimento sustentável, com o objetivo de disseminar uma cultura de qualidade, colaboração e expansão virtuosa.   

Beneficente - Em linha com as iniciativas que garantiram o reconhecimento como uma das empresas mais éticas do mundo, a illycaffè adotou o status de "Benefit Corporation", usado por companhias que, além de buscar o lucro, perseguem uma ou mais finalidades em benefício da sociedade e operam de modo responsável, sustentável e transparente.   

Essa conceito foi inserido no estatuto da marca de cafés com o objetivo de destacar seu princípio de melhorar a vida dos stakeholders em longo prazo, por meio da criação de valor para todos os atores envolvidos na cadeia produtiva e em respeito ao meio ambiente.   

"Decidimos inserir no estatuto da empresa o compromisso de perpetuar o modelo próprio de uma companhia de stakeholders, para reafirmar nossa filosofia, que é a de ser uma instituição social que persegue a qualidade de vida de seus stakeholders", declarou Andrea Illy.   

"Queremos contribuir para a realização de um futuro sustentável, implantando soluções organizacionais e estratégicas que integrem o bem-estar das pessoas e do meio ambiente, por meio de uma abordagem de melhora contínua que nos caracteriza há mais de 80 anos", reforçou Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè.   

O conceito de "Benefit Corporation" foi inserido no arcabouço jurídico da Itália em 2015 e entrou em vigor no ano seguinte.   

Com a adoção desse status, a empresa pretende se concentrar em três áreas: agricultura sustentável, por meio da análise e melhora dos impactos ao longo da cadeia cafeeira, da pesquisa de campo e da transferência de conhecimento; qualidade de vida, que é alcançada por meio dos princípios da sustentabilidade econômica e ambiental; e economia circular em benefício do planeta, que prevê a melhoria da eficiência energética e do consumo dos recursos para reduzir progressivamente as emissões ao longo da cadeia produtiva. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.