Topo

Hamilton critica F1 por manter calendário em meio à pandemia

12/03/2020 08h30

ROMA, 12 MAR (ANSA) - Em sua primeira aparição oficial no circuito de Melbourne, na Austrália, onde a Fórmula 1 começa sua temporada neste fim de semana, o piloto britânico Lewis Hamilton fez duras críticas à categoria por manter o calendário em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).   


"Estou muito surpreso de estarmos sentados aqui nesta sala. É ótimo termos corridas, mas para mim é chocante estarmos aqui sentados e que haja tantos fãs na pista. Parece que o mundo está reagindo, provavelmente, um pouco tarde. Mas, a NBA [liga de basquete norte-americano] foi suspensa e a F1 continua aqui. O dinheiro é rei", disse durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (12).   


Hamilton afirmou que "viu algumas pessoas bem idosas no paddock" e que está "bastante preocupado" com a situação. O hexacampeão da categoria pediu para que os fãs tomem todas as providências solicitadas pelas autoridades e que as pessoas "tenham bastante cuidado ao tocar em portas e nas demais superfícies".   


"Não acho que devo esquivar de emitir minha opinião. O fato é que estamos aqui e espero que todos tenham desinfetantes para as mãos. E que os fãs tomem muitas precauções. Andei e fiquei vendo tudo o que acontecia, como se fosse um dia normal. Então, só espero que todos os fãs estejam seguros, e espero que passemos este fim de semana sem ver mortes", pontuou ainda em tom bastante descontente.   


O piloto, então, foi questionado sobre os funcionários da Haas e da McLaren que foram colocados em quarentena após terem dado positivo para o novo vírus. "Não cabe a mim tomar nenhuma decisão. Mas, ouvi dizer que os resultados não vão voltar por cinco dias ou algo assim. Coincidentemente", ironizou.   


Quem também fez críticas à F1 foi Kimi Raikkonen, piloto da Alpha Romeo e o mais experiente do grid. "Não sei se é a coisa certa estarmos aqui, mas acho que provavelmente não é. Mas não cabe a nós decidir, não é uma decisão nossa. Acho que se fosse uma decisão de todas as equipes, não estaríamos aqui", disse o campeão mundial pela Ferrari em 2007.   


Por sua vez, o ferrarista Sebastian Vettel evitou fazer críticas diretas à categoria, mas disse que os pilotos estão prontos para "puxar o freio de mão" caso a etapa seja cancelada. "Espero que todos fiquem de acordo, e espero que não precisemos chegar a isso, mas se precisar [cancelar], puxaremos o freio de mão. Somos um grupo de 20 pilotos e nós nos reunimos nos últimos anos por diversas circunstâncias. Acredito que teríamos uma opinião comum sobre as grandes decisões como essa. Acredito que somos maduros o suficiente para tomar uma decisão", disse durante uma coletiva da Ferrari em Melbourne.   


A Fórmula 1 foi a única das grandes competições mundiais a motor que não adiou suas provas - com exceção da etapa da China. A Fórmula E anunciou a suspensão do campeonato até o mês de maio, suspendendo diversas etapas assim como a Moto GP, que só deve começar no mesmo mês. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.