Topo

Marco zero da pandemia de coronavírus,Wuhan reabre ferrovias

28/03/2020 11h25

PEQUIM, 28 MAR (ANSA) - Pela primeira vez desde o dia 23 de janeiro, os moradores de Wuhan, na China, puderam usar o sistema ferroviário para se locomover dentro da cidade de 11 milhões de habitantes neste sábado (28).   

A localidade, que fica na província de Hubei, era considerada o marco zero da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no país e está afrouxando as medidas de isolamento social. Apesar dos trens voltarem a circular, os moradores não podem deixar os limites de Wuhan.   

Segundo a mídia local, os primeiros passageiros são pessoas que estão indo reencontrar seus familiares, os quais não se reencontravam desde janeiro, e que estão autorizados a sair de casas. Nas 17 estações de trem reabertas, além dos funcionários que checam o QR Code verde de cada passageiro, centenas de voluntários estão atuando para dar orientações de higiene e distribuindo frascos de álcool em gel.   

Todas as restrições de locomoção serão retiradas no próximo dia 8 de abril, quando o aeroporto local será reaberto para voos domésticos. A província de Hubei, da qual Wuhan é a capital, é a que registrou a maior parte das mortes pelo novo coronavírus na China, com 3.177 dos 3.295 falecidos pela Covid-19, e a maior parte dos contaminados - 67.801 dos 81.996 registrados. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.