Topo

Consulados italianos se unem a homenagem a mortos por vírus

31/03/2020 10h12

SÃO PAULO, 31 MAR (ANSA) - Os consulados da Itália no Brasil se juntaram à homenagem prestada nesta terça-feira (31) por todas as cidades do país europeu às vítimas da pandemia do novo coronavírus e colocaram suas bandeiras a meio-mastro.   

A iniciativa foi promovida pela Associação Nacional das Prefeituras Italianas (Anci), mas se estendeu para todas as instituições, como a Presidência da República, o Ministério das Relações Exteriores e até o Vaticano.   

"Hoje a Itália para em luto. As bandeiras deste Consulado-Geral da Itália em São Paulo, como milhares de outras pelo país, hasteadas a meio-mastro pelas vítimas do Covid-19 [doença provocada pelo novo coronavírus]", diz uma mensagem no perfil da representação consular no Twitter.   

"O Consulado de Belo Horizonte também expõe as bandeiras a meio-mastro no dia de luto nacional em memória das vítimas do coronavírus", reforçou a página da sede na capital mineira na mesma rede social.   

Além disso, ao meio-dia (horário local), os prefeitos italianos fizeram um minuto de silêncio em frente às administrações municipais para homenagear os mortos na pandemia.   

"Temos de recordar com máxima honra todas as vítimas desta guerra que estamos levando adiante como Estado contra esse vírus", afirmou o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio.   

O novo coronavírus já contaminou mais de 100 mil pessoas no país e matou 11.591, de acordo com o último balanço da Defesa Civil.   

O ritmo de contágios, no entanto, vem desacelerando dia a dia, o que indica que a curva de contaminação pode estar perto do pico.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.