Topo

Itália fará 'Live Aid' virtual contra o coronavírus

31/03/2020 10h43

ROMA, 31 MAR (ANSA) - Em uma espécie de festival "Live Aid", dezenas de artistas italianos participarão de um especial musical transmitido por rádio, televisão e internet nesta terça-feira (31) para ajudar os moradores a enfrentar o isolamento causado pelo combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2) e para arrecadar fundos para a Defesa Civil. Transmitido pela emissora "RAI", o evento começará às 20h30 (15h30 no horário de Brasília) e todos os artistas estarão de suas casas. "Será o nosso Live Aid, uma noite na qual os italianos se unirão aos músicos para dar sua própria contribuição à luta contra o coronavírus. Um evento que será também um experimento técnico", disse o diretor da "RAI 1", Stefano Coletta, ao jornal "La Repubblica". Entre os nomes confirmados, estão Cesare Cremonini, que fará um medley com suas canções mais conhecidas, Andrea Bocelli, com seus clássicos mais famosos, Giuliano Sangiorgi e Diodato, que se unirão para um dueto inédito da música "High and Dry", do Radiohead, e Marco Mengoni, que se unirá a um coral para uma interpretação das músicas "What the world needs now" e "A change is gonna come".   


Já a Negramaro se reunirá virtualmente para cantar seus maiores sucessos; o grupo Pinguini Tattici Nucleari fará uma homenagem a sua cidade natal, Bergamo, uma das mais afetadas pela pandemia; e Riccardo Cocciante cantará, no piano, a canção "Tu Italia". De Los Angeles, nos Estados Unidos, Tiziano Ferro cantará "Almeno tu nell'Universo" como forma de "dar a quem está em casa, através da música, uma canção que me transmite alegria toda às vezes que canto".   


Da música, ainda participarão do evento Gigi D'Alessio, Francesca Michelin e Fedez, Paola Turci, Alessandra Amoroso e Emma, Brunori Sas, Elisa, Francesco Gannani e Levante. Também estará presente Tommaso Paradiso, Il Volo, Maneskin, Mahmood, Marco Masini e Ludovico Einaudi, Ermal Meta e Gazzelle.   


Além dos músicos, expoentes de outros segmentos das artes da Itália também participarão. Estarão presentes Virginia Raffaele e Roberto Bolle, que farão uma irônica dança virtual, Paola Cortellesi e Pierfrancesco Favino, que recitam um diálogo que tem se tornado comum que ocorre "nessas semanas anormais", Gigi Proietti, que declamará o texto "Viva l'Italia", de Francesco De Gregori, Enrico Brignano, que buscará arrancar risadas com algumas de suas reflexões, e Luca Zingaretti, que recitará um monólogo de autoria própria.   


Presentes também representantes do mudo esportivo, como os pilotos de moto, Valentino Rossi e Andrea Dovizioso, a atleta paralímpica da esgrima, Bebe Vio, a representante do esqui, Federica Brignone, os nadadores Federica Pellegrini e Gregorio Paltrinieri e a ex-tenista Roberta Vinci.   


Entre as apresentações, também serão realizados momentos informativos para a população com o conselheiro do ministro da Saúde, Walter Ricciardi, o diretor do Instituto Spallanzani de Roma, Giuseppe Ippolito, o diretor do Departamento de Doenças Infecciosas do Instituto Superior de Saúde (ISS), Giovanni Rezza, e com a pesquisadora do ISS, Flavia Riccardo. Está programada ainda uma mensagem especial do diretor da Defesa Civil da Itália, Angelo Borrelli. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.