Topo

Aprovação do premiê da Itália dispara em quarentena

08/04/2020 11h07

ROMA, 08 ABR (ANSA) - A aprovação do primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, disparou durante a quarentena imposta por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que já contaminou mais de 135 mil pessoas e matou quase 18 mil no país.   

Segundo uma pesquisa do Instituto Piepoli divulgada nesta terça-feira (7), o premiê conta com a confiança de 68% dos eleitores, índice maior até que o do presidente da República, Sergio Mattarella (67%) - algo raro no regime parlamentarista italiano, onde o chefe de Estado fica longe do desgaste político do dia a dia.   

Conte é aprovado sobretudo por eleitores que se identificam com o populista Movimento 5 Estrelas (85%) e com a centro-esquerda (82%), mas ainda enfrenta resistência na centro-direita (34% de aprovação).   

Até 9 de março, um dia antes da entrada em vigor da quarentena na Itália, Conte tinha a confiança de 50% do eleitorado, índice que era de 42% em 18 de fevereiro, antes dos primeiros casos de transmissão interna do novo coronavírus no país.   

Além disso, o levantamento constatou que 90% das pessoas são favoráveis à prorrogação do isolamento social para depois de 13 de abril. Já uma pesquisa realizada pelo Instituto Ixè e divulgada nesta quarta (8) aponta que a aprovação de Conte é de 57%, 15 pontos a mais que no início da quarentena.   

O premiê tem 56 anos e governa desde 1º de junho de 2018, primeiro em aliança com a Liga, de extrema direita, e depois com partidos de centro e esquerda, mas sempre bancado pelo Movimento 5 Estrelas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.