Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália anunciará plano de reabertura gradual a partir de 4 de maio

Mulher utiliza telefone celular e máscara de proteção em Turim, na Itália, em meio à pandemia de coronavírus - Massimo Pinca - 1º.abr.2020/Reuters
Mulher utiliza telefone celular e máscara de proteção em Turim, na Itália, em meio à pandemia de coronavírus Imagem: Massimo Pinca - 1º.abr.2020/Reuters

Em Roma (Itália)

21/04/2020 09h33

O governo da Itália deve anunciar nesta quarta-feira (22) um plano de reabertura gradual do país, como parte da segunda fase do combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2), a partir do dia 4 de maio.

Sem citar datas, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, informou através de sua conta no Facebook que a decisão será anunciada "antes do fim de semana" e prometeu dar todos os detalhes do "articulado programa" que está sendo feito.

"Muitos cidadãos estão cansados e querem um significativo relaxamento das medidas ou, ainda, a sua total abolição. Depois, há as exigências das empresas e das atividades comerciais de recomeçar o mais rápido possível. Eu gostaria de poder dizer: reabriremos tudo. Rápido. Recomecemos. Mas, isso seria irresponsável. Faria a curva do contágio voltar a subir de maneira descontrolada e anularia todos os esforços que fizemos até aqui", ressaltou o premier.

Segundo o chefe do governo italiano, a força-tarefa de especialistas está trabalhando para um plano de retomada gradual e sustentável, que leva em consideração tanto a potencialização das atividades como os limites atuais impostos pela covid-19.

"É muito fácil dizer 'vamos reabrir tudo'. Mas, os bons propósitos precisam ser traduzidos na realidade, na realidade do nosso país", ressaltou dizendo que seu governo "colocou em primeiro lugar a saúde dos cidadãos".

"Precisamos reabrir com a base de um programa que leve em consideração todos os detalhes e cruze todos os dados. Um programa sério, científico. Não podemos deixar de fora nenhum detalhe em particular porque o afrouxamento traz consigo o risco concreto de uma decidida alta na curva de contágios e precisamos estar preparados para manter esse aumento nos níveis mínimos, de maneira que o risco de contágio permaneça 'tolerável', sobretudo, em consideração com a receptividade das nossas estruturas hospitalares", disse ainda Conte.

Sem citar setores específicos, o premier informou que será sugerido que as empresas invistam em transportes e horários alternativos de trabalho, para evitar aglomerações em determinados picos. Além disso, afastou os rumores recentes de que a medida dividiria o país por permitir que algumas regiões afrouxassem mais as regras do que outras com base no número de infecções pela Sars-CoV-2.

Conforme o premier, seu governo tomará as decisões da "fase dois" no interesse "de todo o país". "No interesse dos cidadãos do Norte, do Centro, do Sul e das Ilhas. Não permitirei jamais que se criem divisões. Devemos marchar unidos e manter alto o espírito de comunidade. É essa a nossa força", disse ainda.

Nas últimas semanas, a Itália conseguiu registrar uma diminuição em todos os índices do novo coronavírus que, apesar de ainda permanecerem altos, aliviaram a pressão nos hospitais.

Até esta segunda-feira (20), são 181.228 contaminações pela Covid-19 e 24.114 mortes registradas.