Topo

Filmes exibidos por streaming podem concorrer ao Oscar 2021

30/04/2020 09h07

ROMA, 30 ABR (ANSA) - A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou uma mudança história para a 93ª edição do Oscar, que será realizada em 2021, e autorizou que filmes transmitidos por streaming concorram ao prêmio.   


"Apenas para a 93ª edição, os filmes que tinham um lançamento planejado nos cinemas, mas que estão inicialmente disponíveis em transmissões comerciais ou em plataformas sob demanda podem se qualificar para as categorias de melhor filme, categorias gerais e categorias de especialidades", informou a entidade em nota.   


A medida foi anunciada por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que obrigou o fechamento dos cinemas nos Estados Unidos. Anteriormente, para concorrer, uma película precisava passar por sete dias consecutivos em salas de projeção de Los Angeles.   


Segundo a Academia, a decisão será revogada em uma data ainda a ser definida quando os cinemas reabrirem seguindo as novas normativas que serão anunciadas pelos governos federal, estaduais e municipais. "A Academia acredita firmemente que não há melhor maneira de experimentar a mágica dos filmes sem ser em um cinema. Nosso compromisso com isso é inalterado e inabalável. Porém, a pandemia historicamente trágica de Covid-19 exige essa mudança temporária, de exceção nas nossas regras de elegibilidade aos prêmios", diz ainda o comunicado.   


Os organizadores do Oscar ainda demonstraram seu apoio aos membros e aos colegas "durante esse período de incertezas".   


"Reconhecemos a importância de seu trabalho ser visto e celebrado, especialmente agora, quando o público aprecia filmes mais do que nunca", pontua. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.