Topo

Segundo turno das eleições municipais da França será em 28/6

22/05/2020 12h21

PARIS, 22 MAI (ANSA) - O primeiro-ministro da França, Édouard Philippe, anunciou nesta sexta-feira (22) que o segundo turno das eleições municipais do país será realizado no dia 28 de junho. Ainda segundo o premier francês, as eleições só não serão feitas neste dia a menos que o comitê científico encarregado de monitorar a luta contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) se oponha a isso.   

A votação será realizada em aproximadamente cinco mil municípios franceses. O primeiro turno, que foi em 15 de março, causou forte controvérsia na França devido à decisão do presidente do país, Emmanuel Macron, de realizá-la, apesar de estar apenas a 48 horas da quarentena.   

Em 28 de junho, os eleitores deverão comparecer aos colégios eleitorais com máscaras faciais.   

Philippe, que superou a oposição de boa parte das forças políticas, declarou que a decisão é "reversível" se caso a pandemia da Covid-19 piorar. O primeiro turno das eleições municipais teve uma abstenção recorde, com 55%.   

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, a França tem no total 181.951 casos de coronavírus. Além disso, o país registra 28.218 mortos pela doença.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.