Topo

Esse conteúdo é antigo

Após 2 meses, médicos cubanos encerram missão na Itália

Equipe médica com roupa de proteção trata paciente com coronavírus em UTI de hospital em Cremona, no norte da Itália - LA7 PIAZZAPULITA
Equipe médica com roupa de proteção trata paciente com coronavírus em UTI de hospital em Cremona, no norte da Itália Imagem: LA7 PIAZZAPULITA

23/05/2020 12h55

A primeira equipe de médicos e enfermeiros cubanos enviada para ajudar a Itália no combate à pandemia do novo coronavírus se despediu neste sábado (23) da cidade de Crema, onde trabalhou durante dois meses em um hospital de campanha.

A comitiva havia desembarcado na Itália em 22 de março e é formada por 37 médicos e 15 enfermeiros da Brigada Henry Reeve. "Nós éramos náufragos, e vocês nos socorreram sem perguntar nosso nome nem nossa proveniência. Após meses de luta, angústia e dúvidas, agora enxergamos a luz, mas apenas porque ficamos uns ao lado dos outros", disse a prefeita de Crema, Stefania Bonaldi, do centro-esquerdista Partido Democrático (PD).

"Vocês chegaram no momento mais dramático e se esforçaram para transformar o lamento em dança, uma dança coletiva que mostra que heróis solitários não vencem as grandes batalhas", acrescentou.

Crema fica na região da Lombardia, líder em número absoluto de casos na Itália, com 86.384, de um total de 228.658 no país, de acordo com a Defesa Civil. Uma segunda equipe de operadores sanitários cubanos está alocada em Turim desde 13 de abril.