Topo

Após zerar pandemia, província italiana registra 4 casos

28/05/2020 09h09

TRAPANI, 28 MAI (ANSA) - Menos de 24 horas após declarar o fim da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a província de Trapani, na Sicília, voltou a registrar quatro casos da doença após 28 dias.   

Segundo a agência sanitária local, as infecções foram registradas em quatro cidades diferentes: uma em Calatafimi-Segesta, uma em Castelvetrano, uma em Marsala e uma em Mazara del Vallo. Ainda conforme o órgão, as pessoas contraíram a doença em outras localidades do país.   

A infecção em Marsala é de uma mulher que já estava em isolamento preventivo desde 9 de maio após voltar da região de Marcas e o de Castelvetrano é similar, uma pessoa que já estava isolada após voltar de Verona. Em Mazara, trata-se de uma mulher que trabalha em um centro médico em Messina. Em Calatafimi, refere-se a um paciente que ficou internado no hospital Villa Maria Eleonora de Palermo. A Província de Trapani tinha sido a primeira do país a ficar 28 dias sem registrar nenhum caso da doença o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o maior indício para decretar o fim da pandemia na localidade. A entidade afirma que são necessários dois ciclos de incubação da doença para anunciar o fim.   

Nesta quinta, no entanto, é a vez da província de Crotone decretar o fim da pandemia, já que a localidade zerou casos nos últimos 28 dias. Já Enna, que estava há 20 dias sem casos, também voltou a registrar uma contaminação. As três ficam na região sul da Itália, a menos afetada pela pandemia no país.   

O epicentro da crise sanitária é o norte do território, seguido pela região central. Apesar dos números estarem menores, as contaminações diárias continuam ocorrendo. Ao todo, são 231.139 casos confirmados da Covid-19 e 33.072 mortes. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.