Topo

Governo da França reabrirá escolas a partir de 2 de junho

28/05/2020 14h39

PARIS, 28 MAI (ANSA) - O primeiro-ministro da França, Édouard Philippe, anunciou nesta quinta-feira (28) que o país reabrirá as escolas a partir do dia 2 de junho, data em que começará a segunda fase do plano de suspensão do isolamento adotado no combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).   

A reabertura, segundo o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, será gradual, da mesma forma que aconteceu em mais de 90% dos municípios franceses que retomaram as aulas.   

As instituições das áreas "verdes" - que significa baixa circulação do vírus -, no entanto, terão de respeitar medidas de distanciamento social e, neste primeiro momento, receberão um número reduzido de alunos.   

Já nas áreas "laranjas", como Paris e Banlieue, as escolas abrirão para as duas primeiras turmas, depois para as duas últimas "se as condições permitirem". Por fim, em relação aos colégios secundários, a prioridade é "reabrir os técnicos e profissionalizantes", que são aqueles que registraram uma maior taxa de evasão escolar durante o ensino à distância. Além das instituições, o governo francês também fará a reabertura de parques e jardins, restaurantes e cafés desde que apliquem as medidas de segurança contra a Covid-19. Segundo as novas regras, os estabelecimentos poderão receber apenas 10 pessoas por mesa. Em Paris, no entanto, a medida não se aplica. Na capital francesa, os clientes só podem ser atendidos nos terraços. Os monumentos, museus, salas de exposições e teatros também voltarão a receber visitantes. O uso de máscara é obrigatório.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.