Topo

Ex-senador pivô de escândalo com Berlusconi é preso em Roma

03/06/2020 13h04

ROMA, 03 JUN (ANSA) - O ex-senador italiano Sergio De Gregorio, pivô de um escândalo de corrupção que quase levou Silvio Berlusconi à cadeia, foi preso nesta quarta-feira (3), em Roma, em um inquérito de extorsão e lavagem de dinheiro Outras oito pessoas foram detidas na investigação, que apura uma denúncia de que o grupo exigiu 80 mil euros de um imigrante romeno dono de um bar na capital para não fechar o estabelecimento.   

O episódio ocorreu em abril de 2016, quando De Gregorio já havia deixado o mandato de senador. Segundo os investigadores, o dinheiro da propina foi reinvestido em atividades comerciais que tinham o ex-parlamentar como proprietário oculto.   

"[De Gregorio] Tem um calibre criminoso e uma astúcia verdadeiramente excepcionais", diz a ordem de captura contra o ex-senador, emitida por uma juíza de Roma.   

Berlusconi - Em 2015, o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi foi condenado a três anos de prisão por corrupção, em um caso de compra de apoio no Parlamento para derrubar o governo do também ex-premiê Romano Prodi, em 2008.   

Segundo a denúncia, Berlusconi investiu milhões de euros para comprar senadores de centro-esquerda e tirar Prodi do poder. De Gregorio, que na época enfrentava dificuldades financeiras, teria aceitado o suborno e recebido 3 milhões de euros.   

Em 2017, no entanto, a Corte de Apelação de Nápoles declarou o crime prescrito, decisão que foi confirmada pela Suprema Corte em 2018. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.