Topo

EUA fazem 1º ataque aéreo contra Talibã após fim de trégua

05/06/2020 12h35

WASHINGTON, 05 JUN (ANSA) - Os Estados Unidos voltaram a fazer ataques aéreos contra o Talibã no Afeganistão entre esta quinta-feira (04) e a sexta-feira (05), confirmou o porta-voz das Forças Armadas no país, Sonny Leggett, através de sua conta no Twitter.   

Esses foram os primeiros bombardeios desde o fim do cessar-fogo, acordado entre os membros do Talibã e o governo de Cabul. Entre 23 e 26 de maio, os dois lados do confronto de mais de 20 anos não realizaram ataques.   

Segundo Leggett, "as Forças Armadas conduziram dois ataques aéreos no dia 4 de junho para prejudicar ataques coordenados do Talibã" em postos de controle das Forças de Defesa e Segurança do governo afegão. "Reiteramos: todos os lados devem reduzir a violência para permitir que o processo de paz se concretize. Esses foram os primeiros taques dos Estados Unidos contra o Talibã desde o cessar-fogo", postou.   

Em outra mensagem, Leggett afirmou que "durante a noite, as Forças Armadas conduziram um ataque aéreo contra 25 talibãs armados [...] em Farah. Nesta tarde, foram conduzidos ataques contra talibãs no posto de controle de Kandahar".   

No início deste ano, os EUA e os líderes do Talibã assinaram um acordo de paz após negociar por 18 meses. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.