Topo

Johnson promete facilitar vistos para cidadãos de Hong Kong

01/07/2020 09h16

LONDRES, 01 JUL (ANSA) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, confirmou nesta quarta-feira (1º) que vai facilitar a emissão de vistos de residência para habitantes de Hong Kong, que foi colônia britânica até 1997.   

Em audiência na Câmara dos Comuns, o premiê disse que a extensão dos direitos migratórios para cidadãos de Hong Kong será uma resposta à nova lei de segurança nacional imposta pela China.   

A medida entrou em vigor nesta terça-feira (30) e permite a abertura de escritórios das agências chinesas de segurança nacional em Hong Kong, o que aumenta o controle de Pequim sobre o território.   

Além disso, pune os crimes de separatismo, subversão, terrorismo e colusão com forças estrangeiras com penas que vão de três anos de cadeia até prisão perpétua. Nos casos mais graves, os suspeitos poderão ser transferidos para processo na China continental, hipótese que já havia sido o estopim dos protestos populares na cidade no ano passado.   

Antes da entrada em vigor da lei, o governo britânico já havia dito que permitiria que cidadãos de Hong Kong com o status de "nacional britânico no exterior" ("British national overseas") se mudassem para o Reino Unido para viver, trabalhar e até aplicar para cidadania.   

"É exatamente o que vamos fazer agora", prometeu Johnson na Câmara dos Comuns. Cerca de 350 mil cidadãos de Hong Kong possuem esse status, e outros 2,5 milhões são elegíveis para obter o documento, segundo o próprio primeiro-ministro.   

De acordo com Johnson, a lei de segurança nacional é uma "clara e grave violação" do acordo de 1997 que determinou a transferência de Hong Kong para a China, baseado no princípio de "um país, dois sistemas". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.