Topo

Telecom Italia exclui Huawei de núcleos de 5G, diz agência

10/07/2020 07h44

WASHINGTON, 10 JUL (ANSA) - A Telecom Italia, dona da TIM, não convidou a empresa chinesa Huawei para a disputa pelo fornecimento de equipamentos para os núcleos de suas futuras redes 5G na própria Itália e no Brasil.   

A informação é da agência Reuters, que diz que a companhia italiana chamou apenas Cisco, Ericsson, Nokia, Mavenir e Affirmed Networks.   

A notícia chega em meio às pressões dos Estados Unidos em seus aliados para excluir a Huawei de suas redes de quinta geração, com o argumento de que uma eventual participação abriria caminho para espionagem por parte da China.   

No entanto, fontes ligadas à Telecom Italia afirmaram que a decisão de não convidar a Huawei é de "natureza estritamente industrial" e não se deve a fatores políticos. Além disso, segundo as mesmas fontes, a empresa chinesa continua sendo parceira da TIM em outros setores, como as redes de acesso.   

A Huawei participou do lançamento do primeiro projeto-piloto de 5G da empresa italiana em uma rede ativa no Brasil, em Florianópolis (SC), em junho de 2019. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.