Topo

Itália marca referendo sobre Parlamento para 20 e 21/9

15/07/2020 07h53

ROMA, 15 JUL (ANSA) - O governo da Itália aprovou na madrugada desta quarta-feira (15) a convocação para 20 e 21 de setembro do referendo sobre a reforma constitucional que reduz em um terço o número de parlamentares no país.   

A consulta popular estava prevista para 29 de março, mas teve de ser adiada por causa da pandemia do coronavírus Sars-CoV-2. A votação acontecerá nos mesmos dias de eleições supletivas para o Parlamento e será distribuída em duas datas para reduzir aglomerações.   

O referendo decidirá sobre uma reforma que reduz a quantidade de deputados de 630 para 400 e a de senadores de 315 para 200 (sem contar os cinco vitalícios). A medida também corta o número de parlamentares eleitos no exterior de 18 (12 deputados e seis senadores) para 12 (oito deputados e quatro senadores).   

Ainda não se sabe como será a nova distribuição de representantes da comunidade italiana nos outros países.   

Atualmente, a América do Sul conta com quatro deputados e dois senadores.   

O projeto é uma bandeira do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), dono da maior bancada no Parlamento. Sua tramitação começou no primeiro governo do premiê Giuseppe Conte, em aliança com a ultranacionalista Liga, mas terminou apenas em sua segunda gestão, agora em coalizão com a centro-esquerda. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.