Topo

Papa nomeia laico espanhol para Secretaria de Economia

04/08/2020 07h59

CIDADE DO VATICANO, 4 AGO (ANSA) - O papa Francisco nomeou o laico espanhol Maximino Caballero Ledo como o novo secretário-geral da Secretaria para a Economia do Vaticano, informou a Santa Sé nesta terça-feira (04).   

O escolhido tem ampla experiência internacional, tendo atuado em empresas tanto em seu país natal como nos Estados Unidos.   

Aos 60 anos, ele é o primeiro a assumir o cargo em um dos "ministérios" mais importantes da cidade-estado, que tem como prefeito o presbítero espanhol Juan Antonio Guerrero Alves. A Secretaria foi instituída em 2014 pelo próprio Francisco e é a responsável por gerir todas as finanças do país.   

Ledo é formado em Economia pela Universidade Autônoma de Madri e tem uma pós-graduação em Administração de Empresas pela IESE Business School de Barcelona. Desde 2007, ele atuou em diversas companhias norte-americanas, especialmente, no setor sanitário.   

O espanhol é o segundo laico nomeado pelo Pontífice para um órgão de economia da Santa Sé. Em junho deste ano, o líder católico indicou o revisor contábil italiano Fabio Gasperini para ser o secretário da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (Apsa). (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.