Topo

Papa Francisco acolhe renúncia de cardeal Angelo Becciu

24/09/2020 16h07

VATICANO, 24 SET (ANSA) - O papa Francisco aceitou nesta quinta-feira (24) a renúncia do cardeal italiano Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e uma das mais altas figuras da hierarquia do Vaticano.   

Em um breve comunicado, a Santa Sé informou que o religioso de 72 anos também renuncia aos "direitos relacionados ao cardinalato".   

O texto, no entanto, não revela os motivos da saída de Becciu, mas há relatos de que a decisão foi comunicada pelo próprio Pontífice em uma audiência extraordinária.   

Esta é a primeira vez desde que Jorge Bergoglio assumiu o pontificado que um cardeal da Cúria renuncia ao cargo, além do ofício em seu próprio dicastério, e aos direitos vinculados ao cardinalato.   

Becciu, criado cardeal pelo próprio papa Francisco em 2018, não conseguiu regressar ao seu apartamento nesta noite, pois a notícia de sua renúncia já havia sido publicada oficialmente no boletim da Sala de Imprensa do Vaticano.   

Antes de ser nomeado para Congregação para a Causa dos Santos, o religioso foi figura de destaque na diplomacia da Santa Sé, como substituto dos Assuntos Gerais do Secretário de Estado do Vaticano, cargo para o qual foi escolhido pelo Papa emérito Bento XVI.   

Ele também já foi núncio apostólico em Angola e em Cuba. Em 2019, Becciu rejeitou as acusações de envolvimento em investimentos imobiliários da Santa Sé em Londres, considerados irregulares e que estão atualmente sob investigação da Justiça do Vaticano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.