Topo

Reunião do G20 em novembro será virtual, anuncia Arábia Saudita

28/09/2020 09h26

RIADE, 28 SET (ANSA) - A reunião dos líderes do G20, grupo dos países mais ricos do mundo, será realizada de maneira virtual nos dias 20 e 21 de novembro por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), anunciou o país anfitrião, a Arábia Saudita, nesta segunda-feira (28).   

"A reunião dos líderes do G20 2020 será feita virtualmente [...] e será presidida por Sua Majestade, o rei Salman bin Abdulaziz Al-Saud. [O encontro] se concentrará na proteção das vidas e na retomada do crescimento", informou em nota o governo de Riad.   

Desde março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia global por conta do avanço da Covid-19, as reuniões envolvendo os ministros do grupo foram realizadas de maneira virtual.   

Por conta da reunião de cúpula, a Arábia Saudita está tentando melhorar a imagem que é ofuscada, constantemente, por casos de violação dos direitos humanos. O mais recente e famoso deles foi o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, que completará dois anos no próximo dia 2 de outubro.   

O repórter, um crítico famoso ao governo de Riad, foi morto e despedaçado dentro do consulado saudita em Istambul, na Turquia.   

Os restos mortais de Khashoggi nunca foram localizados. Ancara acusa o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, de ser o mandante do assassinato - fato que sempre foi negado pelo governo. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.