Topo

Vencedora do Nobel de Literatura deixa Belarus

28/09/2020 09h03

MOSCOU, 28 SET (ANSA) - A vencedora do Nobel de Literatura em 2015, Svetlana Alexievich, integrante de um comitê de oposição em Belarus, viajou para a Alemanha.   

Segundo sua assistente, Tatyana Tyurina, a escritora bielorrussa deixou o país por motivos "pessoais e de trabalho". "Ela tem encontros programados, uma feira do livro na Suécia e a entrega de um prêmio na Sicília", declarou ela ao portal local TUT.   

No entanto, Tyurina admitiu que o retorno de Alexievich a Belarus dependerá da "evolução dos eventos ou de seu estado de saúde". Uma amiga da escritora, Mariya Voiteshonok, disse à agência AFP que ela também passará por tratamento médico na Alemanha.   

Alexievich, 72 anos, é integrante do Conselho de Coordenação da Oposição, que tem sete membros, dos quais cinco foram presos ou levados à força para o exterior - Sergei Dylevsky foi libertado recentemente, após passar 25 dias na cadeia.   

A autora chegou a ser interrogada por um comitê do governo do presidente Aleksandr Lukashenko em 26 de agosto, mas permaneceu em silêncio.   

O conselho do qual a escritora participa é acusado pelo mandatário, no poder desde 1994 e alvo de protestos desde as contestadas eleições de 9 de agosto, de organizar um golpe.   

Alexievich é autora de livros-reportagem sobre a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética e o desastre de Chernobyl, em obras marcadas por um estilo polifônico que dá voz direta aos personagens das histórias. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.