Topo

Nacionalista aé eleito 'presidente' do Chipre do Norte

19/10/2020 12h52

ISTAMBUL, 19 OUT (ANSA) - O candidato nacionalista Ersin Tatar, 60 anos, foi eleito o novo "presidente" do Chipre do Norte após as eleições realizadas neste domingo (19). O político é aliado do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e defende o caráter separatista da região.   

Segundo os dados oficiais, Tatar obteve 51,7% dos votos derrotando o socialdemocrata Mustafa Akinci, 72, considerado moderado e pró-unificação do Chipre, que teve 48,3%. Por defender abertamente uma diminuição drástica das relações com Ancara, o político virou alvo de críticas de Erdogan.   

A afluência foi de 67,3%, 3% maior do que nas últimas eleições, realizadas em 2015. No entanto, analistas internacionais apontam que Akinci pode pedir uma recontagem de votos, justamente, por conta da suposta ingerência da Turquia na votação.   

A eleição do candidato de Erdogan ocorre em um momento de grande tensão no Mediterrâneo, com uma ferrenha disputa de Ancara para a exploração marítima de combustíveis fósseis tanto com a República do Chipre como com a Grécia. A vitória do aliado pode dar ainda mais impulso para o avanço de Erdogan sobre a área.   

O Chipre do Norte é uma área separatista que fica na parte norte da ilha. No entanto, a Turquia é o único país do mundo a reconhecer a região como uma nação. Tanto a Organização das Nações Unidas como a comunidade internacional reconhecem toda a ilha como território da República do Chipre.   

O apoio de Ancara ocorre porque, em 1974, a Turquia enviou seu Exército para ocupar a área que, supostamente, a Grécia estava tentando anexar. Para os turcos, a localidade tem uma imensa importância estratégica para ampliar sua área marítima na região. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.