Topo

Ministros da UE fecham acordo para zerar emissão de CO2 até 2050

23/10/2020 11h19

BRUXELAS, 23 OUT (ANSA) - Os ministros do Meio Ambiente da União Europeia fecharam nesta sexta-feira (23) um primeiro acordo sobre a lei para o clima, firmada em dezembro de 2019, que tem o objetivo de zerar as emissões de carbono até 2050.   

Na votação de hoje, no entanto, os ministros definiram que a meta de corte nas emissões de gases poluentes até 2030 será definida apenas na reunião dos chefes de governo e de Estado marcada para o mês de novembro.   

Segundo informação do próprio conselho, na votação final, a Bulgária se absteve e os ministros da Suécia, Luxemburgo, Finlândia, Dinamarca, Espanha e Áustria pediram para "aumentar a ambição", prevendo uma obrigação da neutralidade de emissões não apenas para a União Europeia, mas para cada país.   

Atualmente, a meta até 2030 está em um corte de 40%, mas alguns países propuseram que ela seja aumentada para 55%. Porém, suecos e dinamarqueses pediram uma redução ainda maior, de 65%, e a Finlândia sugeriu 60%.   

O subsecretário italiano do Meio Ambiente, Roberto Morassut, pubicou uma nota em que afirma que a reunião desta sexta "teve um grande resultado" e que a Itália está comprometida "na direção da neutralidade climática e apoia o objetivo para atingir 55% de corte na emissão de CO2 até 2030".   

O acordo para definir as metas foi concordado pelos chefes dos governos europeus em dezembro de 2019, após uma reunião de mais de nove horas de duração. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.