Topo

Esse conteúdo é antigo

No Dia Mundial da Pasta,veja 3 mitos sobre o consumo do alimento

25/10/2020 15h09

ROMA, 25 OUT (ANSA) - No Dia Mundial da Pasta, celebrado neste domingo (25) em todo o mundo, nada melhor do que desfazer alguns mitos sobre o alimento, entre eles o de que as massas fazem as pessoas engordarem.

Especialistas em Food Intelligence da Sodexo Itália, empresa que atua em prol da qualidade de vida, esclarecem que o macarrão é um carboidrato, mas não tem a função de "engordar". Segundo eles, existem muitos cereais de diferentes tipos e que sua função é dar energia ao corpo ao longo do dia. Ou seja, os carboidratos devem "constituir entre 50% e 55% da nossa dieta, uma vez que o cérebro humano funciona com carboidratos (glicose)", explicam.

Já sobre a crença que diz que o macarrão "branco é melhor", sustentada pelo pensamento de que a massa é mais leve se for sem sal, os pesquisadores afirmam que a ausência de tempero gera um pico glicêmico mais alto no corpo, circulando açúcares e causando sensação de apetite assim que a digestão termina.

Desta forma, argumenta-se que "as fibras ou proteínas maximizam os benefícios da massa ao retardar a digestão dos açúcares e nos dar uma sensação de saciedade por mais tempo".

Por fim, sobre o terceiro mito, que diz que comer pasta causa sono, os especialistas da Sodexo explicam que "a massa não é um alimento difícil de digerir, mas a sensação de peso pode derivar mais de uma concentração excessiva de gordura no molho do que do próprio ingrediente da massa". (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.