PUBLICIDADE
Topo

Espanha prorroga estado de emergência até maio de 2021

29/10/2020 15h47

MADRID, 29 OUT (ANSA) - O Parlamento espanhol aprovou nesta quinta-feira (29) a prorrogação até maio de 2021 do estado de emergência decretado para enfrentar a segunda onda da pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2.   

A decisão foi tomada após dias intensos de negociações. A medida recebeu 194 votos favoráveis, sendo 155 da coalizão governista de esquerda formada por PSOE e Unidas Podemos.   

No último domingo (25), o governo do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, havia declarado um estado de emergência inicial de 15 dias. No entanto, agora foi estendido para até 9 de maio do próximo ano.   

Com o estado de emergência decretado, os governos regionais, responsáveis pela proteção da saúde da população, poderão limitar a circulação de pessoas, inclusive, se necessário, impor um toque de recolher noturno e o fechamento das fronteiras.   

O governo de Madri, por sua vez, anunciou que realizará um fechamento do perímetro da região durante os próximos dois finais de semana. A decisão, porém, vai contra os critérios da maioria das regiões, que estão adotando um período mais longo.   

A Espanha é um dos países europeus afetados pela segunda onda do novo coronavírus Sars-CoV-2. Segundo o levantamento feito pela Universidade Johns Hopkins, o território espanhol acumula 35.466 mortes e 1.136.503 casos de Covid-19 desde o início da pandemia.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.