Topo

Trump e Biden fazem maratona de comícios antes de eleição

31/10/2020 13h46

SÃO PAULO, 31 OUT (ANSA) - Faltando apenas três dias para a eleição presidencial nos Estados Unidos, Donald Trump e Joe Biden fazem neste sábado (31) uma maratona de comícios em busca dos votos dos últimos indecisos e para mobilizar seus apoiadores a irem às urnas em 3 de novembro.   

Tanto o republicano quanto o democrata concentrarão a reta final da campanha nos cobiçados estados do Meio-Oeste e na Pensilvânia, que deram a vitória a Trump em 2016 e apresentam uma disputa acirrada em 2020.   

Líder nas pesquisas nacionais e na maioria dos estados-chave, Biden, 77 anos, fará neste sábado, em Michigan, seus primeiros comícios ao lado de seu principal cabo eleitoral, o ex-presidente Barack Obama, de quem ele foi vice por oito anos.   

Os dois farão eventos no formato "drive-in" nas cidades de Flint e Detroit, onde a classe média branca e operária foi conquistada pelo discurso antiglobalização de Trump quatro anos atrás.   

O republicano venceu Hillary Clinton no estado por apenas 0,23 ponto percentual de diferença em 2016, mas a média das pesquisas calculada pelo site Real Clear Politics dá uma vantagem de 6,5 pontos para Biden em 2020.   

Michigan tem 16 dos 538 votos no colégio eleitoral e deixará o vencedor no estado bem posicionado para conquistar a Casa Branca. Já Trump, 74 anos, fará quatro comícios na Pensilvânia, onde ele ganhou por 0,72 ponto em 2016 e que tem 20 delegados - o RCP dá 3,7 pontos de vantagem para Biden em seu estado natal.   

O democrata também fará comícios na Pensilvânia no domingo (1º) e na segunda-feira (2). A eleição de 2020 acontece em um cenário inédito por causa da pandemia do novo coronavírus, que já fez mais de 90 milhões de pessoas votarem antecipadamente, recorde absoluto.   

Esse número representa cerca de 65% do total de eleitores do pleito de 2016. A população americana também vive um clima de crescente polarização, a ponto de as vendas de armas crescerem em algumas áreas devido ao temor de distúrbios pós-eleição.   

(ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.