PUBLICIDADE
Topo

Lazio fechará mercados aos fins de semana para conter Covid

13/11/2020 15h50

ROMA, 13 NOV (ANSA) - O governador da região do Lazio, Nicola Zingaretti, assinou um decreto nesta sexta-feira (13) que prevê o fechamento de mercados aos finais de semana e a proibição de feiras livres aos domingos.   

De acordo com o político italiano, a nova medida "visa limitar as aglomerações, nos fins de semana e dias anteriores às férias, em grandes estruturas de vendas e grandes espaços comerciais".   

A restrição será válida para lojas acima de 2,5 mil metros quadrados independentemente do tipo de atividade desenvolvida, em espaços públicos ou privados.   

"O vírus atingiu sobretudo as grandes capitais, mas graças à atitude dos romanos, aos testes, continuamos a manter a situação sob controle, mas nada é dado como certo", afirmou Zingaretti.   

"Temos que continuar a nos defender".   

O governador da região italiana ainda explicou que "são novas restrições e sacrifícios, mas são feitos para combater o vírus e bloquear a curva de contágio". O novo decreto "é fruto de uma estratégia e de um espírito de prevenção".   

Na cidade de Roma, por sua vez, as ruas comerciais do centro da capital italiana e do bairro Prati, do outro lado do rio Tibre, terão o horário de funcionamento restrito a partir deste sábado (14).   

O centro histórico da "cidade eterna", devido à pandemia de Covid-19, já havia sofrido uma verdadeira desertificação nos últimos meses com a redução no número de turistas. Agora, deve ficar mais vazio ainda com o fechamento de shoppings aos fins de semana.   

"O que absolutamente não devemos permitir, no entanto, é que o vírus assuma o controle. Não vamos esquecer que vivemos com um inimigo tão invisível quanto agressivo, portanto, usar a prevenção como primeira arma para combatê-lo certamente nos torna mais conscientes e fortes", finalizou Zingaretti.   

Nesta sexta, o Lazio registrou 2.925 casos de Covid, sendo 1.495 somente em Roma. Ao todo, 34 pessoas morreram em um dia na região. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.