Topo

De Copa do Mundo ao Scudetto: os títulos de Maradona

25/11/2020 17h45

ROMA, 25 NOV (ANSA) - Em quase 500 jogos oficiais, a carreira do ex-craque Diego Maradona, que morreu nesta quarta-feira (25) aos 60 anos de idade, foi marcada por muitos títulos, principalmente em sua passagem pelo Napoli.   


Revelado pelo Argentinos Juniors, Maradona começou a levantar títulos desde muito cedo. Os primeiros foram ainda pela equipe juvenil do time da capital Buenos Aires, que defendeu profissionalmente entre 1976 e 1981.   


Antes de se transferir para o Boca Juniors, Maradona encantou com seu ótimo futebol na Copa do Mundo sub-20 de 1979, no Japão.   


O ex-craque foi um dos protagonistas da conquista da Argentina.   


Dois anos depois, Maradona foi para o Boca Juniors. Apesar de sua passagem ter durado pouco, ajudou o clube xeneize a vencer o Campeonato Argentino de 1981, que veio por apenas um ponto de vantagem sobre o Ferro Carril Oeste.   


Aos 21 anos, o talento de Maradona não passou despercebido pelos gigantes europeus e foi contratado pelo Barcelona. No time catalão, o "Pibe de Oro" foi um dos protagonistas nas conquistas de um Campeonato Espanhol, uma Copa da Espanha e uma Supercopa da Espanha.   


Depois, em Nápoles, Maradona viveu o auge da carreira nos sete anos em que passou na Itália. Pelo clube, o argentino venceu dois Campeonatos Italianos, uma Copa da Itália, uma Supercopa da Itália e uma Copa da Uefa.   


Maradona só não venceu campeonatos em suas breves passagens por Sevilla e Newell's Old Boys. Em 1995, quando retornou ao Boca Juniors, o histórico ex-camisa 10 também não levantou taças.   


Em pouco mais de 20 anos de carreira, a conquista que marcou a trajetória de Maradona no futebol foi a Copa do Mundo de 1986, no México. Ele conduziu brilhantemente a Argentina rumo ao histórico título.   


No total, Maradona soma 483 partidas oficiais disputadas e 255 gols. Profissionalmente, o argentino venceu 11 títulos, sendo nove por clubes e dois pela Albiceleste.   


Já pela seleção da Argentina, Maradona tem 91 jogos e 24 gols marcados. O último foi em 25 de junho de 1994, na vitória por 2 a 1 contra a Nigéria, pela Copa do Mundo. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.